Narrativa intensa sobre temas que afetam a todos. O ocultamento, os fatos e as intenções, o agir sem saber, a vontade que quase nunca se consuma, a negação das pessoas de que um dia gostamos, o esquecimento que faz tudo “viajar até esfumar-se lentamente”, a indecisão, a despedida e, por fim, o engano, talvez a “condição natural e, na realidade, não deveria doer tanto”.
Víctor Francés, roteirista de televisão e ghost writer encarregado de redigir discursos de gente importante e ignorante, recentemente divorciado, é convidado para jantar em casa de Marta Téllez, mulher casada cujo marido está viajando, mãe de menino de dois anos. Quando passam ao quarto, “ainda meio vestidos e meio desvestidos”, ela começa a se sentir mal até que agoniza e morre, numa cena esmagadora.
O título vem de Shakespeare (Ricardo III, ato 5, cena 3).
Fantasma de Clarence (a Ricardo): “Que sintas amanhã meu peso em tua alma, eu, que fui morto em banho de imundo vinho, eu, pobre Clarence, por ti traído até a morte. Amanhã na batalha pensa em mim, e que caia inútil tua espada. (...)”
[I hope I weigh heavily on your soul tomorrow! It’s me, drowned to death in a nauseating barrel of wine. It’s me, poor Clarence, whom you betrayed to death! Tomorrow in battle, think of me and drop your useless sword (...).]
Description: