Caderno Afegão: um diário de viagem

Alexandra Lucas Coelho

Language: Portuguese

Published: Sep 3, 2009

Description:

Alexandra Lucas Coelho reúne em Caderno Afegão as anotações da temporada em que esteve no  Afeganistão como colunista do jornal  Público, de Lisboa.  
Alexandra esteve  na fronteira do Afeganistão em  setembro de 2001,  logo após o ataque às Torres Gêmeas, e esperou sete anos para finalmente viajar pelo país. Em 2008 as esperanças de paz tinham sumido e a violência era maior que nunca. Desde o começo ela tinha a ideia de desenvolver um diário de viagem à parte das reportagens e matérias produzidas  in loco.  “Quando parti, já tinha a ideia de escrever um diário. Uso sempre cadernos Moleskine para tomar notas. Então levei quatro para as reportagens no Afeganistão e outro para o diário. Obriguei-me a escrever nele todos os dias.”

Assunto era o que não faltava para Alexandra. Entre a reportagem e o registro pessoal, a autora combina com habilidade o olhar incisivo  –  indispensável ao jornalismo  –  a uma abordagem sutil e feminina.  Em seu  Caderno, Alexandra  cunha uma obra que transcende o noticiário internacional: a partir dos relatos de experiências, impressões e encontros com os mais diversos tipos humanos, combinados em uma narrativa ágil e corajosa, o leitor é capaz de entrar em contato com o verdadeiro Afeganistão.  “A base do livro não é reportagem, mas um diário inédito.  “Depois  fui ampliando descrições, histórias, incluindo referências de livros, matérias de várias leituras  e também pedaços de reportagens nos dias em que elas aconteceram, de forma a reconstituir cada dia”, explica.

Alexandra Lucas Coelho nasceu em Lisboa, em 1967. Jornalista e escritora, é correspondente do jornal Público no Rio de Janeiro. Estudou teatro e ciências da comunicação. Começou sua carreira no rádio nos anos 1980.

Foi jornalista da RDP de 1991 a 1998 e desde então trabalha no  Público, onde editou os suplementos “Leituras” e “Mil Folhas”, foi editora de Cultura e atualmente integra a equipe de Grandes Repórteres. Em 2001, começou a viajar pelo Oriente Médio e pela Ásia Central. Entre 2005 e 2006, esteve dois meses baseada em Jerusalém como correspondente.

 Recebeu prêmios de reportagem do Clube Português de Imprensa, do Caderno Afegão. Casa da Imprensa e o Grande Prêmio Gazeta 2005. É autora dos livros Oriente Próximo, Viva México e Tahrir – Os dias da revolução no Egito. Seu primeiro romance, E a noite roda, está no prelo, com lançamento previsto para março de 2012.