Nada a temer

Julian Barnes

Language: Portuguese

Publisher: Quetzal Editores

Published: Apr 28, 2020

Description:

Uma memória de família, um diálogo com o irmão filósofo, uma meditação sobre a mortalidade e o medo da morte, uma celebração da arte e uma discussão sobre Deus.
Ateu aos vinte e agnóstico aos cinquenta e sessenta, Julian Barnes medita sobre a relação que temos com a nossa única certeza: o nosso desaparecimento. E, ao fazê-lo, passa necessariamente pela fé e pela ausência dela, pela memória, que se sedimenta em construções enganadoras, pela sua história familiar, escolar, estética - e por um extraordinário acervo de figuras históricas e da forma como, ao longo dos séculos, se confrontaram com a morte.
Maravilhosamente sério e divertido, surpreendentemente hilariante, Nada a Temer é uma demonstração do dom supremo de Julian Barnes, enquanto deambula pelo seu percurso - sempre pessoal - pela condição humana.

«Belo e divertido. O profundo tremor sísmico de um livro que continua a ressoar e a rumorejar na nossa mente durante semanas.»
The New York Times Book Review

«Escrito com brilho e composto com inteligência e graça. Barnes tem uma mente extremamente viva e uma voz distinta, que dão alegria e vivacidade às meditações mais pesadas.»
The New York Review of Books

«Uma deliciosa combinação de reminiscências pessoais, história familiar, crítica literária e especulação filosófica.»
The Philadelphia Inquirer

«A única história é o amor, a história que cada um de nós tem para contar sobre os nossos amores.»
Pedro Mexia, Expresso

Sobre o Autor
Julian Barnes nasceu em Leicester e vive em Londres desde 1946. É autor de mais de uma vintena de livros e foi agraciado, em 2011, com o Prémio Man Booker pelo seu romance O Sentido do Fim. Três dos seus romances foram, aliás, finalistas deste prémio, entre eles, justamente, O Papagaio de Flaubert, também galardoado com os prémios Medicis e Fémina. Julian Barnes foi casado durante quarenta anos com a agente Pat Kavanagh, até à morte desta, em 2008.